quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Jennifer Aniston para o The New York Times

É UMA NOVA MANHÃ PARA JENNIFER ANISTON


Quinze anos após Friends, ela está retornando para a TV na série da Apple The Morning Show como uma âncora de notícias que lida com o preconceito com a idade, machismo e a má conduta de seu co-apresentador. Confira a entrevista de Jen para o The New York Times:

LOS ANGELES – Jennifer Aniston estava tentando ter um calmo fim de semana longe.

Era pouco depois de seu aniversário de 50 anos e ela embarcou em um avião para o México com seis de suas melhores amigas - a maioria a conhece desde seus primeiros dias em Los Angeles, antes de Brad, antes de Justin, antes de "Friends" e antes dos tablóides, quando viviam como vizinhas na mesma rua em Laurel Canyon. (“Nós nos chamamos de Povo da Colina”, ela disse.) Mas alguns minutos depois, o piloto pediu para falar com ela. Eles estavam com um pneu faltando e teriam que voltar para Los Angeles.

Enquanto o piloto consumia combustível, Aniston passou as próximas quatro horas contando piadas e tentando manter a calma (ela tem pavor de voar), enquanto enviava mensagens de texto de amigos que leram sobre o “pouso de emergência” - o que na verdade não havia acontecido ainda.

As mulheres pousaram em segurança, trocaram de avião e, na noite seguinte, se reuniram para um ritual que praticam há três décadas: um círculo de deusas. Sentadas em almofadas, de pernas cruzadas no chão da sala, elas passaram um palito de madeira de faia decorado com penas e encantos, como fizeram em todos os grandes eventos de suas vidas. Elas haviam circulado antes dos casamentos de Aniston com Brad Pitt e Justin Theroux. Elas circularam quando os bebês nasceram e quando Aniston e Theroux tiveram que dar adeus para a sua cadela, Dolly. Dessa vez, elas definiram a intenção do círculo: celebrar até que ponto chegaram - e brindar o próximo capítulo de Aniston.

"Isto é tão estranho. Há tanta desgraça nesse número”, disse Aniston, de 50 anos, observando que a nova-iorquina nela (ela passou a maior parte de sua infância no Upper West Side) ficou um pouco horrorizada ao pensar no termo "círculo das deusas" aparecendo em um história sobre ela. "Devemos chamar isso de 'círculo'?", ela perguntou.

Estávamos sentadas na cozinha de sua ensolarada casa de Bel-Air, em uma tarde de terça-feira no final de agosto. Ela era calorosa e radiante e é assim que as revistas brilhantes costumam descrevê-la, além de atenciosa, curiosa e autodepreciativa, o que não é.

Ela perguntou sobre o significado da minha tatuagem, o que levou a uma conversa sobre o meu cachorro, o que a levou a Siri: "Ei Siri, como é um cockapoo?" ("Acontece de eu ser uma estranha 'pessoa de cachorro', uma 'dama de cachorro'”, disse ela, passando a mão pelo novo corte de cabelo de Clyde.) Surpreendentemente, ela está desprotegida para alguém que a menor notícia pode se transformar em mil histórias.

Mas sobre a coisa da idade: "Estou entrando no que sinto ser um dos períodos mais criativamente gratificantes da minha vida", disse ela. "Sério", ela continuou, parando para bater em sua mesa de café de madeira. "Faço isso há 30 anos e sinto que está prestes a realmente florescer".

Esse é o tipo de coisa que os atores dizem o tempo todo em entrevistas. Mas, neste caso, parece mais do que uma banalidade.

Desde que “Friends” terminou, Aniston teve um sucesso crítico em filmes independentes menores, críticas mistas para filmes populares, muitas recomendações de produtos, alguns fracassos definitivos. Mas nada se encaixou como Rachel Green, a amada noiva fugitiva que ela interpretou em "Friends". Ela passou 15 anos interpretando papeis que tinham o potencial de superar seu papel icônico, esse corte de cabelo, aquela "capa de Rachel", como ela uma vez colocou - mas eles não entregaram. Talvez a única maneira de fazer isso seja retornar ao meio que a tornou famosa.

Então, no dia 1º de novembro, ela terá uma espécie de regresso a casa como a estrela do “The Morning Show” da Apple - um drama de grande orçamento nos bastidores de um noticiário que se parece muito com “Today”. Aniston interpreta Alex Levy, uma âncora matinal séria, cuja vida pessoal é complicada e a vida profissional é mais, agravada pela repentina demissão de seu colega de longa data (interpretado por Steve Carell) por má conduta sexual.

Para a Apple, o programa representa a bugiganga mais brilhante em sua lista de lançamentos, enquanto tenta desafiar os gostos da Netflix com um serviço de streaming próprio - e um dos primeiros programas a se basear em #MeToo.

Para Aniston, que é a espinha dorsal da série como protagonista e produtora executiva, é a chance de cavar um papel dramático mais sofisticado que, como ela disse, tem tudo: “filhos, culpa, luta pelo poder, ser um mulher do setor, passando por um divórcio, passando por um divórcio publicamente, sentindo-se alienada, sendo apenas um pouco estragada.”

É um papel que está pedindo a ela para que mergulhe em sua vida pessoal mais do que nunca. E também pode ser sua melhor chance de finalmente fazer com que o mundo a veja como atriz, não apenas como uma estrela.

"Nós basicamente começamos de novo"

"The Morning Show" não começou como uma história #MeToo.

Três anos atrás, quando Aniston disse a Michael Ellenberg, um ex-executivo da HBO que supervisionava "Game of Thrones" e "The Leftovers", que "a televisão não é uma não opção para mim", Matt Lauer ainda estava divulgando as notícias da manhã e Harvey Weinstein estava lutando pelo Oscar. "Eu disse a ele: 'Eu só quero fazer parte de algo ótimo, não me importo onde isso aconteça'", lembrou Aniston. "Porque Deus sabe, os filmes têm sido ótimos e horríveis, então você simplesmente não sabe."

Mais tarde, quando Ellenberg telefonou para Aniston para lhe dizer que adquirira os direitos de "Top of the Morning", um livro de não-ficção do repórter Brian Stelter que investiga o mundo dramático da televisão matinal - e também falou com Reese Witherspoon, com quem ele trabalhou em "Big Little Lies" - as mulheres imediatamente ligaram uma para a outra.

"Ficamos muito empolgadas", disse Witherspoon, que conhece Aniston desde que interpretaram irmãs em "Friends". Ela observou que as duas queriam trabalhar juntas há algum tempo, mas que era raro ter "duas, muito interessantes, protagonistas mulheres em um projeto."

Aniston assinou para interpretar Alex, uma apresentadora da manhã parecida com Ann Curry, que deve atravessar o mundo cruel de notícias na TV como uma mulher de 40 anos que os executivos declaram ter passado do seu auge. Ela colide com a personagem de Witherspoon, uma repórter mais jovem e ousada que pode estar buscando seu emprego ou pode se tornar sua melhor amiga, ainda não temos certeza.

A Apple comprou o programa em uma guerra de ofertas e encomendou duas temporadas. Se as pessoas que trouxeram o iPod para você competem com a Netflix e o Hulu, Aniston e Witherspoon - que também atuam como produtoras executivas - pareceram uma boa aposta. "Eu simplesmente senti que era exatamente isso que estávamos procurando", disse Eddy Cue, vice-presidente sênior da Apple que supervisiona o novo serviço, que se recusou a citar o preço que a empresa pagou pelo programa, mas reconheceu o atrativo de atrair Aniston de volta à TV ao recurso.

Mas então Weinstein aconteceu. Charlie Rose foi cancelado. Matt Lauer foi demitido do "Today". "E basicamente começamos tudo de novo", disse Witherspoon. "Nós tínhamos."

Kerry Ehrin, criadora da série da A&E "Bates Motel", foi contratada para escrever um novo roteiro, substituindo o showrunner original. A premissa atualizada: o co-apresentador de longa data de Alex é demitido depois que as notícias de seu comportamento no trabalho (e em seu camarim) se tornam públicas, levando o programa e sua carreira para o caos.

Carell seria escalado para interpretar o âncora desgraçado - a quem Aniston descreveu como uma espécie de narcisista amável e arrogante que, como tantos homens poderosos antes dele, "apenas pensa que todo mundo quer dormir com ele". A personagem de Witherspoon seria posicionada como uma potencial substituta para preencher sua cadeira de âncora agora aberta. "The Morning Show" ainda abordaria gênero e idade, mas também conta uma história mais complicada do que acontece quando um ídolo cai. O que isso significa para seus colegas e amigos desconhecidos, como Alex? Sua capacidade de buscar redenção? E, sem saber exatamente do que ele é acusado, de que lado devemos estar?

Os ‘dias da banda de garagem’

Agora é o ponto em muitas dessas entrevistas quando a repórter pergunta ao sujeito se ela também tem uma história #MeToo.

Aniston diz que não, embora ela certamente tenha experimentado sua parcela de machismo em 30 anos no ramo.

"Agentes", ela começou, marcando uma lista. “Estúdios. Descobrir o que esse ator fez versus o que esse ator fez.”

É o nosso segundo encontro em sua vasta casa modernista e desta vez nos juntamos a Kristin Hahn, a melhor amiga de Aniston há três décadas e parceira produtora, que também é produtora executiva de “The Morning Show”. A dupla refletiu sobre o que era quando começaram na garagem de Hahn em Ojai, Califórnia, há 18 anos ("Nós os chamamos de dias da banda de garagem", disse Aniston) para tentar fazer filmes.

"Foi muito mais difícil..." começou Hahn.

"... para atenderem nossos telefonemas", finalizou Aniston.

"Agora os atores são levados mais a sério como produtores", continuou Hahn. "Mas quando começamos, mesmo que Jen estivesse em uma série de TV por oito anos, ainda era um pouco como 'Oh, isso é tão fofo'."

Foi nessa garagem que Hahn e Aniston, com Pitt, co-fundaram a empresa de produção Plan B, que se chamava Bloc Productions, nome que chegou a Aniston durante um jogo de palavras-cruzadas. Eles desenvolveram "A Mulher do Viajante no Tempo", "Um Coração Poderoso" e "The Departed - Entre Inimigos", nos quais Hahn foi produtora executiva.

Quando o casamento de Aniston e Pitt terminou, Aniston e Hahn decidiram que elas seriam as únicas a deixar a empresa: "Era o equivalente simbólico de 'vou sair de casa'", disse Hahn. A Plan B passou a desenvolver os filmes vencedores do Oscar “12 Anos de Escravidão” e “Moonlight”, enquanto Aniston e Hahn formaram sua própria empresa, Echo Films, como um projeto paralelo para quando Hahn não estava escrevendo - ela escreveu o roteiro do filme da Netflix “Dumplin'” - e Aniston não estava atuando.

"Nossa declaração de missão era: conte histórias fortes sobre mulheres fortes", disse Aniston. “Falhas, complicadas, bagunçadas. Porque isso não estava acontecendo.” (Atualmente em desenvolvimento: “First Ladies”, uma comédia política da Netflix na qual Aniston interpretará a primeira presidente lésbica ao lado de Tig Notaro e “The Goree Girls”, um projeto sobre uma das primeiras bandas country femininas.)

Como produtora de "The Morning Show", as colegas descreveram Aniston como "detalhista" (Hahn), "completa" (Ellenberg) e precisa - "envolvida em cada cenário, fantasia e elenco", disse Witherspoon.

Quando mencionei a Aniston mais tarde que muitos haviam notado sua atenção aos detalhes, ela brincou que eram "basicamente boas maneiras de dizer 'obsessiva'".

Para pesquisar seu papel, ela foi aos bastidores do “Good Morning America” e passou um tempo com Diane Sawyer, estudando tudo, desde suas escolhas de roupas até seus hábitos de cafeína, que envolviam alternar entre Coca-Cola, Red Bull e café. No set, Aniston escolheu os livros de sua personagem (“100 Anos de Bauhaus” em sua mesa de café, “Blink” de Malcolm Gladwell em sua bolsa de trabalho), as arandelas em seu apartamento (moderno francês) e suas roupas (sob medida; monocromáticas; pop ocasional de cor).

Ela pendurou fotos de seus amigos da vida real - o “Povo da Colina” - no camarim e no apartamento de Alex.

Houve momentos em que Aniston e Ehrin, a showrunner, tiveram discordâncias saudáveis ​​- como se Alex, chateada com a filha, realmente dissesse uma frase com o efeito de: "Eu praticamente quebrei minha vagina com essa sua cabeça grande", usando um palavrão antes da “vagina”, para descrever o parto.

“Eu estava tipo, isso nunca sairia da minha boca! A boca de Alex" - disse Aniston, animada.

"E Kerry continuou dizendo: 'Confie em mim'", disse Hahn.

Depois de duas semanas seguidas, Aniston finalmente concordou em experimentar a fala - e elas conseguiram na primeira tentativa. "Isso simplesmente saiu da minha boca", disse ela.

Então, finalmente, ela pensou que Alex diria isso? Eu perguntei.

"Sim", ela disse. "Mas lembre-se, estou interpretando uma pessoa que é mãe. Nunca enfiei nada na minha vagina, entende o que quero dizer? Portanto, é como entender de onde vem, como entrar em todas as mães que eu conheço e entender como é possível algo histérico, vulnerável e cru.”

Hahn se inclinou para notar que Aniston havia, de fato, estado ali - no quarto, aos pés da cama - para a chegada da filha de Hahn.

"Eu realmente poderia ter feito o parto se o médico tivesse me deixado", disse Aniston.

“Eu literalmente voltei à consciência ouvindo o médico dizer: 'Jen, você está na minha luz. Eu realmente não consigo ver'", disse Hahn.

"É para isso que os amigos servem."


"Há uma semelhança com a minha vida"

Você poderia dizer que a história de Alex Levy também é a história de Jennifer Aniston: de ser subestimada e superexposta, conhecida por algo que pode ou não ter algo em comum com quem você realmente é, tentando reafirmar o controle sobre sua narrativa.

"Jen vive aos olhos do público há tanto tempo", disse Ellenberg. Para desempenhar o papel de Alex, ele diz: "ela está desenhando coisas reais em sua vida".

Alex, que é declarada pelo chefe do sexo masculino como tendo passado de sua "data de validade". Alex, cujo sorriso suave aparece nos outdoors da cidade, mas cuja vida em casa é mais complicada. Alex, que o mundo sente que conhece intimamente, pessoalmente, mas não está nem perto.

"Há uma semelhança com a minha vida", reconheceu Aniston. “Eu me relaciono em momentos que me sinto como quando você não quer ser vista, não quer sair de casa, quer apenas gritar e não quer andar no tapete vermelho. Não quero ficar atrás de um pódio, não quero que tirem foto minha, quero só chorar hoje. Sabe?"

Perguntei se ela poderia ter interpretado esse papel em qualquer outro momento de sua vida.

"Não", disse ela com firmeza. "Eu não tive a experiência."

Há um ditado popular hoje em dia, traduzido em memes e postado no Instagram, que a liberdade de envelhecer como mulher é a capacidade de se importar menos (disse com um palavrão).

Aniston meio que acredita nisso, mas ela acha que a liberdade pode vir mais do trabalho do que da idade.

"É uma experiência apoiando a ambição", disse Hahn.

Enquanto elas conversam - e eu estou me preparando para ir embora - outro membro do círculo de deusas, Andrea Bendewald, que é a amiga mais antiga de Aniston e também interpreta a maquiadora de Alex no programa, entra na casa segurando um livro que o grupo está lendo. É chamado de "Lifespan", escrito por um cientista da Harvard Medical School, David Sinclair, que argumenta que a chave para retardar o processo de envelhecimento é acessar os genes da "vitalidade".

Elas estão preocupadas que a menção deste livro as faça parecer obcecadas por não envelhecer, mas talvez o que isso signifique mais claramente seja que elas estão interessadas ​​em longevidade - a longevidade de continuar trabalhando, de correr riscos, de se redefinir.

"Levou um tempo para eu chegar onde estou e me dediquei muito à minha arte", disse Aniston. "Eu falhei. Eu sucedi. Eu superei. Eu fiquei, sabe, eu fiquei ao redor. Eu ainda estou aqui."

Em Hollywood, isso é talvez a coisa mais radical que uma mulher pode fazer.

FOTOS
imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Visualizações